Conhecendo Lucas do rio Verde

-
Projeto Lucas do Rio Verde Legal
Lucas ganha prêmio por projeto de preservação ambiental
Na 1ª edição do “Prêmio Brasil de Meio Ambiente”, promovido pelo Jornal do Brasil, em parceria com a revista Forbes e o jornal Gazeta Mercantil, o município de Lucas do Rio Verde foi destaque com o projeto “Lucas do Rio Verde Legal”. A entrega do troféu aconteceu no dia 29 de janeiro, no Hotel Copacabana Pallace, no estado do Rio de Janeiro (RJ).
Desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a ONG Internacional The Nature Conservancy (TNC), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual, Fundação Rio Verde e Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, o projeto foi selecionado entre os oito trabalhos vencedores.
-
A meta, é que o município sirva de modelo para outros Estados e figure no cenário nacional como aquele que não possui passivos florestais, trabalhistas e de biossegurança na atividade agropecuária.
Nos próximos dois anos o passivo socioambiental das cerca de 600 propriedades rurais deverá ser regularizado. Conforme a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Bertinatto Copetti, de um total de 364 mil hectares, 80% precisam de reposição em Área de Reserva Legal e Área de Proteção Permanente (APP). “Para atender ao Código Florestal, as fazendas deveriam ter preservado 35% da área, mas a maioria não chega a 20%”, explicou.
O projeto está na fase de levantamento da situação ambiental e deverá ser concluído em seis meses. Para surpresa da equipe envolvida no projeto, os produtores estão facilitando o trabalho da TNC nesta fase inicial. “Pensávamos que este seria o maior entrave, mas os produtores estão colaborando e procurando informações para inserir suas áreas no processo de preservação ambiental.”
O projeto conta ainda com o apoio das empresas Sadia, Syngenta e Fiagril, que investiram 175 mil dólares para a conclusão da primeira etapa. A Fase II, com duração de dois anos, vai identificar os mecanismos de financiamento ou fontes de recursos que permitam efetivar os acordos voltados à produção sustentável.
- Fonte: Lucas do Rio Verde
Comentários